top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Cozy Mug Correnteza | Crochê Tunisiano



Já tinha bastante tempo que eu queria fazer uma capinha (cozy mug) em crochê tunisiano. Não só por amar chás, mas por amar tecer essas fofuras. Elas ficam prontas muito rapidamente e ficam lindas demais! O nome Correnteza veio de como a trama se forma... realmente me remeteu a uma trama - uma corrente - que vai em um fluxo. Aí me lembrou o rio, o mar, tudo azul, tudo indo em um fluxo próprio.


Vamos então fazer uma cozy mug Correnteza?


 


MATERIAIS


  • 2 cores de um fio de algodão. Na minha eu usei fio de algodão 100% mercerizado com 16 WPI para agulhas entre 2 a 4mm (se você não sabe o que é WPI, leia esse post da Tricopedia);

  • Agulha 6mm de crochê tunisiano ou de crochê tradicional sem cabo emborrachado;

  • Agulha 4.5mm de crochê tradicional;

  • Agulha de tapeçaria

  • Agulha de costura;

  • Um botão;

  • Linha de costura na cor do fio predominante;

  • Tesoura


Observações:

Nessa peça não precisamos usar uma agulha especial de crochê tunisiano, pois colocamos poucos pontos na agulha. Então pode utilizar uma agulha de crochê tradicional com cabo liso.


Nós usaremos uma numeração pelo menos 2 vezes maior do que a indicada para o fio para fazer a parte em crochê tunisiano (aqui eu usei a agulha 6mm para um fio que pedia agulha de crochê de 4mm) e uma agulha menor para fazer a parte do acabamento em crochê tradicional (eu usei a 4.5mm).


Pode usar o fio que desejar, mas recomendo usar fio de algodão para que o desenho da trama apareça com bastante nitidez. O fio de algodão também é recomendado pois cede pouco com o uso.


A minha capinha ficou com as seguintes medidas (com a borda): 22.5cm x 7.5cm. Eu não incluí a alcinha nessa medida. Esse tamanho foi bom para a minha caneca.


Para fazer esse trabalho, você precisa saber fazer correntinhas, pontos baixos e pontos baixíssimos. Se você não souber, dê uma olhadinha nesse post.


PASSO A PASSO


1.Faça 10 correntinhas ou um número suficiente para o tamanho da sua caneca. Lembre-se que precisamos deixar um espaço para colocar os lábios (para beber) e também um espaço para fazer o acabamento (largura de uma carreira de pontos baixos);




2. Faça a carreira de fundação do crochê tunisiano (com 10 alcinhas sempre - ou o número que você fez de correntinhas iniciais). Se você não souber fazê-la, é só seguir o passo a passo desse tutorial:



3. Agora você irá fazer o Ponto Tunisiano Meia (PTM), que é o ponto do tunisiano que faz o mesmo desenho do ponto meia do tricô. Para fazer esse ponto, você irá passar a agulha por dentro da haste (ignora a primeira haste da borda), mas levando a agulha para a parte de trás do trabalho (atravessando a trama). A agulha vai aparecer lá atrás. Aí basta dar uma laçada e trazê-la para a frente. A laçada trazida ficará entre as hastes paralelas (sempre temos uma haste na frente e outra atrás);


Passe para o lado para ver todas as fotos


4. Ao final da carreira, conte se você tem o número certo de alças na agulha. Em seguida, faça uma correntinha e siga fazendo a carreira de retorno normalmente (a mesma ali que fizemos na carreira de fundação);



Passe para o lado para ver todas as fotos




5. Repita essa carreira até chegar no tamanho apropriado para a sua caneca. Não precisa fazer a capinha envolvendo toda a caneca, senão ela não ficará firme quando a abotoarmos. Então deixe espaço para fazer a borda e para prendê-la;


6. Para fazer a finalização na última carreira, você vai fazer o ponto normalmente, mas ao invés de deixá-lo "acumular" na agulha, você vai passar a alcinha por dentro da alça que está na agulha (como se fosse um ponto baixíssimo). É o mesmo raciocínio do arremate do tricô também. Tome cuidado para não apertar demais os pontos, senão a peça pode ficar enrugada. No final da carreira, faça uma correntinha, corte o fio e puxe.


Passe para o lado para ver todas as fotos



7. Agora nós vamos fazer o acabamento em crochê tradicional. Troque o fio e a agulha e faça uma borda em toda a volta em ponto baixo. Recomendo começar no mesmo ponto em que você acabou de finalizar. Pegue sempre por baixo do "V" que tem na lateral, exceto em uma das laterais, que você vai pegar só em uma das alcinhas para não estragar o desenho da trama (veja as fotos). Faça dois pontos baixos nos cantos, para a borda ficar arredondada;


Passe para o lado para ver todas as fotos



8. Quando chegar ao final da volta toda, faça uma carreira inteira de pontos baixíssimos (nos pontos baixos que acabamos de fazer). Ao chegar na última lateral menor (quase terminando a volta toda), faça os pontos baixíssimos até a metade. Pare e faça cerca de 15 correntinhas ou quantas forem necessárias para prender no botão que será colocado na outra ponta. Feche as correntinhas com um ponto baixíssimo no mesmo "buraco" que você parou e siga fazendo os pontos baixíssimos até o final da carreira;


Passe para o lado para ver todas as fotos



8. Para fazer o acabamento dessa carreira, corte o fio e use a agulha de tapeçaria para fazer um ponto baixíssimo "falso", mantendo o desenho do ponto (para fechar a carreira completamente) e escondendo a sobra do fio na trama. Corte o excesso de fio;


Passe para o lado para ver todas as fotos

 

Agora é só esconder os outros fios com a agulha de tapeçaria e escolher um botão bem lindo, que combine com as suas cores. Eu gosto de prender o botão não muito longe da borda, mas deixando um espaço entre o botão e a borda para que a trama fique equilibrada. Prenda o botão com a agulha de costura e linha da mesma cor do fio.




Prontinho! A sua caneca já pode desfilar linda com bastante chá (ou café).



E toda essa correnteza me lembrou a música do Tom Jobim que diz:


"A correnteza do rio vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor"

Música Correnteza (The Stream), de Luiz Bonfá e Antônio Carlos Jobim (1976).

 

E se você gostou de fazer essa cozy mug em crochê tunisiano, você pode fazer um outro projeto do meu amigo Urian (@amigurian), que ele disponibilizou no Youtube.


Não deixe de compartilhar suas golas nas redes sociais, me marcando e usando as hastags #fizcomamandaourofino e #heyourofino.


Espero que tenha gostado! Fiz com muito carinho 😉


Lembre-se: respire, não pire e crochete!

Beijos,






OBSERVAÇÃO: Você pode vender suas capinhas Cozy Mugs produzidas a partir dessa receita. Recomendo o valor mínimo de venda de R$ 55,00 (com a caneca inclusa). Você pode ajustar o valor de acordo com o material usado, por exemplo, se usar um botão mais caro e artesanal. Ajuste o valor anualmente de acordo com o índice da inflação. O preço foi calculado com base no tempo de produção, custo do fio e preço de mercado. Dessa forma, respeitamos o mercado e mantemos uma corrente de valorização do trabalho manual. Grandes empresas não estão autorizadas a vender esse produto finalizado, apenas micro/pequenos empreendedores e artesãos, que vendem produtos feitos à mão. Para saber o tempo que você leva nos seus projetos, precificar sem medo e fazer anotações, utilize o aplicativo Crochet Land, disponível para Android e para Iphone. Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda as pessoas a aumentarem o seu repertório e ainda apoia o meu trabalho! Obrigada! <3 Eu participo do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.


589 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page