top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Ecopads: não use mais algodão | Parte 1

Modelo Balanço do Mar


Os ecopads, discos de algodão ou removedores de maquiagem de crochê vieram para ficar.


Com eles, você não precisa mais usar algodão, que não é reciclável.


São feitos com fio 100% de algodão não mercerizado, normalmente sem tingimento, e são reutilizáveis.


Podem ser lavados com sabão neutro, e eu pessoalmente os utilizo para tirar maquiagem, passar produtos no rosto e até para tirar esmalte das unhas.


Trago uma série de três posts, cada um com um modelo diferente de ecopad. Um mais fofo que o outro, ouso dizer. Vamos aprender o modelo Balanço do Mar?


Grau de dificuldade: iniciante, com prática nos pontos básicos.

Tempo de execução: aprox. 30 min.


Ah! Se você é canhota(o) não se preocupe, basta seguir o passo a passo normalmente. Apenas tome cuidado para que os pontos não fiquem do lado avesso, ok?


 

MATERIAIS:


  • Fio 100% algodão sem tingimento e não mercerizado. Eu usei o Barroco 6, da Círculo;

  • Agulha no tamanho apropriado para o seu fio. Eu utilizei a de tamanho 4.0 mm;

  • Agulha de tapeçaria;

  • Tesoura.




PASSO A PASSO


1.Faça 10 Correntinhas +1 (esse ponto é múltiplo de 2, e mais 1 Correntinha, para a carreira de base). Na terceira Correntinha contando da agulha, insira a agulha e traga a laçada, e depois repete até ficar com 4 alças na agulha. Faça mais uma laçada na agulha e feche as 4 alças. Faça, ainda, uma Correntinha;


Caso você tenha dúvida nos pontos básicos, clique aqui para aprender;


2. Pule uma Correntinha de base e faça novamente o ponto explicado no item anterior, sempre fechando e fazendo uma Correntinha; e sempre pulando uma correntinha de base;




3. Quando fizer o último ponto, feche as 4 alças e faça uma Correntinha, virando o trabalho. Agora, iremos repetir o ponto, mas inserindo a agulha agora no primeiro buraco, o buraco perto das alcinhas que formam o ponto (na carreira anterior). Siga fazendo o ponto e mais uma Correntinha, e ao final de cada carreira, feche o ponto e faça uma Correntinha de subida.


Faça 7 carreiras (ou quantas você achar necessárias para que forme um quadrado);



4. Ao terminar todas as carreiras, vamos fazer o acabamento. Eu fiz uma carreira inteira de Pontos Baixíssimos em toda a volta do trabalho. Para isso, siga fazendo Pontos Baixíssimos nas bordas, procurando sempre o melhor buraco (nas bordas irregulares), vendo calmamente onde é melhor inserir a agulha para não ficar uma borda muito torta. Lembre-se de não puxar muito o fio, para que os Pontos Baixíssimos não fiquem justos demais;



5. Quando terminar toda a volta do quadrado, corte o fio e puxe. Agora é hora de fazermos o acabamento. Pegue a sua agulha de tapeçaria e coloque o fio nela. Passe o fio no mesmo formato do Ponto Baixíssimo mais próximo (o seguinte), e em seguida passe o fio para dentro do trabalho, para que possamos escondê-lo;


6. Quando terminar, puxe seu ecopad um pouco com as mãos, nos dois sentidos, para acomodar os fios e a borda. Está pronto seu ecopad Balanço do Mar!



Você também pode incluir alcinhas para que os ecopads sejam pendurados no banheiro, se desejar. Basta fazer as alcinhas com cerca de 10 Correntinhas após fechar a última carreira, finalizando no mesmo ponto de início das Correntinhas e depois escondendo o fio como mostrado na foto abaixo.


ecopad maquiagem removedor reutilizável crochê

Gosto sempre de fazer no mínimo 3 ecopads – para vender ou para presentear. Também acho bacana incluir uma bolsinha para colocar os ecopads dentro. Pode ser de algodão cru ou de crochê mesmo. Ou ainda, de saquinho de papel kraft, com a sua marca carimbada – acho lindo!



Dica importante: para usar o seu ecopad, não aplique os produtos diretamente nele, mas sim no rosto ou nas mãos. Aqueles vidros com botão spray são ótimos para isso, e você encontra em farmácias ou lojas de cacarecos. Dessa forma você não desperdiça produto, pois os ecopads são muito absorventes.


Aqui você encontra o modelo Primavera e o modelo Grãos de Areia.


Caso você queira ainda outros modelos, indico o da Bruna Scopel, do blog Crochet Land, nesse link e também os modelos que a Débora Alves ensinou nesse vídeo.


E se você gostar desse tipo de tutorial, veja os tutoriais disponíveis aqui no blog e na minha loja on-line.


Não deixe de compartilhar seus ecopads nas redes sociais, me marcando e usando as hastags #fizcomamandaourofino e #heyourofino.


Espero que tenha gostado! Fiz com muito carinho 😉


Respire, não pire e crochete!

Beijos,








OBSERVAÇÃO:

Você pode vender seus ecopads produzidos a partir dessa receita. Recomendo o valor mínimo de venda de R$ 20,00 (conjunto com 3 ecopads, sem bolsinha). Você pode ajustar o valor de acordo com o material usado, a quantidade de ecopads inclusos e se desejar incluir uma bolsinha para colocar os ecopads dentro. Ajuste o valor anualmente de acordo com o índice da inflação.


O preço foi calculado com base no tempo de produção, custo do fio e preço de mercado. Dessa forma, respeitamos o mercado e mantemos uma corrente de valorização do trabalho manual. Grandes empresas não estão autorizadas a vender esse produto finalizado, apenas micro/pequenos empreendedores e artesãos, que vendem produtos manuais.


Para saber o tempo que você leva nos seus projetos, precificar e fazer anotações, utilize o aplicativo Crochet Land, disponível para Android e para Iphone.


Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda as pessoas a aumentarem o seu repertório e ainda apoia o meu trabalho! Obrigada! <3


403 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page