top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Vaso de Flores | Crochê

Vaso de Flores em crochê


O Vaso de Flores em crochê é um dos meus projetos preferidos desde que comecei a crochetar.


Sou dessas pessoas que AMAM flores e plantas, e uma das primeiras coisas que quis fazer foi juntar essas duas paixões e produzir um vaso de flores para a minha antiga casa.


Pode olhar lá no meu instagram, são muitas fotos de vasos de flores, e muitos modelos que eu criei usando vidros de diversos tamanhos e formatos.


No tutorial que ensino aqui, nós aproveitamos para dar destino àqueles vidros que não queremos jogar fora – ainda mais se não há reciclagem de vidro na nossa cidade.


Grau de dificuldade: iniciante

Tempo de execução: aprox. 30 min.


Ah! Se você é canhota(o) não se preocupe, basta seguir o passo a passo normalmente. Apenas tome cuidado para que os pontos não fiquem do lado avesso, ok?


 


MATERIAIS:

  • Vidros de palmito, azeitona, ou qualquer outro que possa ser reaproveitado;

  • Duas cores de fio de malha que você goste, sendo que os dois fios devem ser de espessura parecida, ou então que um deles possa ser usado como duplo (e assim tenha a mesma espessura do outro);

  • Agulha no tamanho apropriado para o seu fio. Eu utilizei a tamanho 12 mm;

  • Agulha de tapeçaria;

  • Tesoura.


PASSO A PASSO


1.Primeiro, vamos fazer o fundo. Faça um círculo mágico, em seguida faça 6 Pontos Baixos (PB), é a nossa primeira carreira. Vamos fechar essa carreira com um Ponto Baixíssimo (PBx).

Preste bem atenção nesse momento para não fechar a carreira no lugar errado, ok? Veja que é na correntinha de subida que devemos fechar a carreira;


Caso você tenha dúvida nos pontos básicos, clique aqui para aprender;


2. Em seguida, faça uma Correntinha de subida. Faça mais uma carreira de PB, mas agora vamos colocar 2 PB em cada ponto da carreira anterior. O primeiro PB é no mesmo ponto que fizemos a Correntinha. Também preste atenção na hora de fechar a carreira com o PBx (é na Correntinha de subida);



3. Meça no fundo do seu vidro se já está do tamanho apropriado. Precisa estar levemente maior que o fundo, não pode estar exatamente do mesmo tamanho, as alcinhas dos pontos baixos que você fez precisam ultrapassar o tamanho do fundo. No meu caso, essas duas carreiras de Pontos Baixos foram suficiente, mas se precisar, faça mais uma carreira, mas agora alternando 1 PB num ponto da carreira anterior, depois 2 PB, e também verifique o local de fechar a carreira (na Correntinha de subida). Faça uma Correntinha de subida após fechar a carreira;


4. Agora faça um PB mas pegando na alcinha de trás do ponto da carreira anterior. Você pode também fazer esses pontos como se eles estivessem subindo uma parede, e não mais como se fosse um trabalho plano. Para fechar essa carreira, olhe com atenção onde está a Correntinha de subida, e feche a carreira fazendo um PBx nela;



5. Faça uma Correntinha de subida e continue fazendo a carreira de PB, sempre pegando na alcinha de trás e fechando a carreira na Correntinha de subida. faça quantas carreiras forem necessárias para o tamanho do seu vidro.



6. Agora vamos fazer uma borda bem linda para o seu vaso ficar com um acabamento fofo. Nós iremos usar o Ponto Carangueijo (Crab Stich). Então pegue a sua segunda cor e faça a Correntinha de subida com ela. Você também pode fechar a última carreira já com a segunda cor, se preferir, e em seguida fazer a Correntinha de subida;


7. A partir da Correntinha de subida, siga para o lado oposto que costuma tecer o trabalho. Ou seja, se você crocheta da direita para a esquerda, vá agora para a direita e faça um PB na alcinha de trás do ponto da carreira anterior. Pode ser que seja confuso no início, mas faça bem devagar e lembre-se dos “passos” para se fazer o PB: insira a agulha, lace a agulha, traga a laçada, lace a agulha novamente, traga a laçada nas duas alças, fechando o ponto;



8. Para fechar a carreira de Ponto Carangueijo, faça um último ponto inserindo a agulha na Correntinha de subida que fizemos no início da carreira. Faça o PB “ao contrário” e então corte o fio e puxe-o;

9. Agora é hora do acabamento. Para isso, use a agulha de tapeçaria. Eu usei o fio que sobrou do meu Ponto Carangueijo para esconder uma parte da outra cor que estava aparecendo, você pode fazer o mesmo, apenas observe o trabalho e veja se há necessidade. Passe o fio por dentro do trabalho, com a agulha de tapeçaria, até perceber que está bem firme. Corte a sobra. Faça o mesmo com os outros fios que estiverem à vista.



10. Caso você não goste de fazer o vaso com o fundo em fio de malha e prefira usar o fundo original do vidro, também é possível fazer o crochê como uma capa. Para isso, basta fazer uma sequência inicial de Correntinhas do tamanho do seu vidro, fechar a carreira fechando um círculo e seguindo o passo a passo para fazer as carreiras em PB.



E está pronto o seu vaso de flores!!! Agora é só enchê-lo com lindezas e dar para a sua mãe – ou para quem desejar – de presente!


E se você quiser fazer mais presentes lindo para a sua mãe – ou amiga, filha, irmã ou quem quer que seja – tenho algumas sugestões: uma coroa diva para coroar a pessoa do seu coração; uma cozy mug linda (e outras duas opções maravilhosas aqui); uma tiara de flores bem moderna e romântica ou Brinco Viés, que pode ser personalizado como você desejar e você ainda aprende a técnica do crochê tunisiano. Você pode fazer ecopads super ecológicos e lindinhos (são 3 modelos: modelo Balanço do Mar, modelo Primavera e modelo Grão de Areia).


E se a pessoa sortuda que irá ganhar seu presentes for friorenta, faça essa gola em Pied-de-Poule maravilhosa. Ou se for outra artesã ou artesão, faça o porta-alfinetes.


Acho que não faltam ideias bacanas e rápidas – e fáceis – de fazer para você encher aquela pessoa amada de alegria no próximo domingo, hein?


Não deixe de compartilhar seus ecopads nas redes sociais, me marcando e usando as hastags #fizcomamandaourofino e #heyourofino.


Espero que tenha gostado! Fiz com muito carinho 😉


Respire, não pire e crochete!

Beijos,








OBSERVAÇÃO:

Você pode vender seus vasos produzidos a partir dessa receita. Recomendo o valor mínimo de venda de R$ 35,00 por vaso pequeno (vidro com até 10cm de altura e 6cm de diâmetro). Aumente o preço de acordo com o tamanho do vidro que você utilizará, o valor do material usado e o seu tempo de produção.


Você pode, ainda, ajustar o valor de acordo com o material usado, ou caso inclua flores nos vasos para venda completa do produto. Ajuste o valor anualmente de acordo com o índice da inflação.


O preço foi calculado com base no tempo de produção, custo do fio e preço de mercado. Dessa forma, respeitamos o mercado e mantemos uma corrente de valorização do trabalho manual. Grandes empresas não estão autorizadas a vender esse produto finalizado, apenas micro/pequenos empreendedores e artesãos, que vendem produtos manuais.


Para saber o tempo que você leva nos seus projetos, precificar e fazer anotações, utilize o aplicativo Crochet Land, disponível para Android e para Iphone.


Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda as pessoas a aumentarem o seu repertório e ainda apoia o meu trabalho! Obrigada! <3


88 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page