post_instagram_2020-44.jpg

Sobre Mim

A música foi a primeira arte da minha vida, pois cresci em uma casa musical. O artesanato era uma coisa meio distante, que eu tinha acesso quando visitava a minha tia avó materna, Dercy.

Ela e a filha dela - minha prima de segundo grau, Déa - eram as artesãs da nossa família. Todos os netos tiveram o conjuntinho de sapatinho de tricô e casaquinho tecidos por elas.  A minha mãe chegou a fazer suéter e gorro de tricô (cor de rosa, claro) para mim quando fomos morar na França, eu era bem pequena. Não tenho mais essas peças, mas tenho fotos.

Apesar de ter estudado música por 10 anos, foram as artes visuais que me fisgaram, mais especificamente, a fotografia. Graduei em Artes Plásticas na Universidade de Brasília e depois fiz um mestrado em fotografia no departamento de Comunicação da mesma universidade.

Fui sócia-fundadora do Estúdio Cabine por 5 anos, desenvolvendo um trabalho lindo na área da fotografia de casamento e ensaios de família. Sempre criei trabalhos artísticos, fossem de fotografia, pintura ou trabalhos com papel. Em 2015, ao encerrar as atividades da empresa de fotografia, decidi recomeçar a vida profissional na área de autoconhecimento, então estudei Coaching em São Paulo, especializando-me em Life Coaching, e Constelação Familiar em Brasília.

E foi nesse período que eu comecei a sentir muita falta de fazer algo artístico. Fiz cursos de bordado paralelamente aos estudos e atendimentos terapêuticos. Primeiro aprendi o ponto cruz e depois me apaixonei pelo bordado livre. E nas minhas pesquisas pela internet encontrei uma peça linda que era feita de crochê. Mas eu não sabia fazer crochê, então decidi aprender. E o crochê foi tomando a minha vida como um todo, as demandas foram surgindo e a criatividade encontrou um lugar muito próprio e fluido.

E aquela peça que eu me apaixonei e que me levou a querer fazer crochê... eu fiz? Ainda não! Rs

As minhas primeiras peças foram as golas feitas com fios grossos e os cestos em fio de malha. Depois comecei a fazer os cachepôs para plantas, que eu tanto amo.

E após muito estudo e muitas encomendas entregues, comecei a ensinar essa técnica em cursos presenciais, mantendo a professora que há em mim muito feliz.

Em 2018 eu me casei e nos mudamos para Londres. Não é uma mudança permanente, pois o meu marido é Diplomata e o seu trabalho exige que nos mudemos mais ou menos a cada 3 anos, voltando para Brasília eventualmente. E foi justamente por isso que eu tive a necessidade de virtualizar o meu negócio.

Meus cursos agora são on-line e eu também crio apostilas com passo a passo das peças que o meu imaginário me permite desenvolver.

Foi nessa distância de um oceano que também surgiu um projeto que eu amo, o podcast Chá com Novelos,  que me aproxima muito das minhas amigas queridas Sofia e Fernanda e de todos os artesãos que nos ouvem.

Aliás, umas das minhas paixões, além dos novelos e agulhas, é o chá.

Eu gosto de desafios. Antes da mudança para Londres, comecei a estudar o crochê tunisiano e descobri ali um universo de desafios a serem desvendados por mim. E depois de quase 2 anos de estudo, esse conhecimento acabou virando um curso on-line, o Crochê Tunisiano Essencial, além do xale Veredas e vários tutoriais aqui no blog. E isso é só o começo! 

Hoje eu bordo apenas como hobby e comecei a fazer tricô também. O tricô tem sido a técnica que eu uso para descansar a cabeça e as mãos do crochê e do crochê tunisiano.

 

Tento fazer o meu trabalho sem pressa, apreciando cada ponto que eu teço. É claro que eu tenho metas e prazos, mas tento sempre mantê-los realistas e concretos. O processo de criação é muito exigente mentalmente e exige muitas horas de "faz e desmancha". Mas eu tento sempre manter o meu tecer um espaço de respiro, um refúgio para os meus sentimentos, angústias, felicidades e conquistas. E espero fazer o mesmo por você!

Por isso meu lema é:

Respira,

não pira

& crocheta!

(...tricota, pinta, borda...)

Então se você se identificou com tudo o que contei até agora, será maravilhoso ter você aqui comigo.

Para saber como posso te ajudar no seu aprendizado e na criação do seu refúgio:

Se você quiser entrar em contato comigo, deixe a sua mensagem:
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Nascida em Brasília - DF.

Atualmente, moro em Londres.