top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Novelos em Oslo (Noruega)


Que tal saber mais sobre lojas craft no exterior? Deixa eu te contar como eu me deparei com uma loja craft em Oslo, na minha viagem para a Noruega.


Você também fica curiosa(o) sobre como são os armarinhos e as lojas de artesanato em outros países? Se há materiais e novelos diferentes dos que encontramos no Brasil?

Eu fico. Por isso, desde 2016 que eu criei o hábito de procurar por armarinhos ou lojas de artesanato nas cidades que eu visito, seja no Brasil, seja no exterior.


Nem sempre eu consigo achar ou visitar as lojas, ainda mais se for uma viagem curta.

No final de 2018, eu e meu marido decidimos passar a virada do ano na Noruega. Decidimos visitar duas cidades: Oslo e Tromsø.


A primeira, por ser a capital e para podermos ver uma queima de fogos bacana na virada do ano; a segunda para experimentarmos uma cidade com muita neve e com passeios próprios para o inverno.


Como iríamos passar poucos dias em cada uma das cidades, nem procurei lojas de artesanato para visitar.


Oslo não é uma cidade muito grande, e praticamente 100% do tempo nós andamos a pé mesmo. Foi por andarmos a pé que eu me deparei com um armarinho no caminho, e foi um feliz encontro.


O mais legal é que eu não estava procurando, então fiquei muito feliz e admirada em encontrar essa loja.



A loja chama-se Bernina e fica no número 29 da rua Tollbugata. Ela parece ser uma loja especializada em costura e tecidos, mas tem muitos novelos, agulhas e ferramentas de tricô e crochê; tem muitas fitas e outros materiais desse tipo. É uma loja bem grande.


Tem uma seleção enorme de máquinas de costura, imagino que em Oslo as pessoas gostem de costurar. Aliás, com o frio que estava fazendo, imagino que as pessoas façam muitas coisas dentro de casa, porque é desencorajador sair na rua naquele frio… hahahahha


E temos a seção de novelos da loja, logo que entramos. Eu confesso que quase nada no mundo me deixa mais animada e feliz do que essas estantes coloridas pelos novelos. São tantas texturas e cores diferentes que me deixam com um misto de curiosidade e alegria que nem sei explicar. Você também é assim? 😀




Esse fio “Soft Raggi” eu achei o máximo! Me lembrou o fio Hobby, da Círculo (que eu amo), mas era colorido. E ainda por cima, tem bambu na sua composição. Legal demais, né?


Muitos fios feitos de Alpaca, e muita variedade de lãs. E também muitas máquinas de costura.



Aqui as agulhas de crochê e de tricô. Tinham muitas da Prym e KnitPro, que são as marcas mais comuns aqui em Londres também (além da Clover e da Tulip).


Achei interessantes essas agulhas de bambu da Prym, fiquei curiosa a respeito delas mas acabei não comprando.

Aqui a parte de fitas da loja, olhem só a variedade. Fiquei bem impressionada!




Mas Amanda, você não comprou nada para você?

SIM! Comprei dois novelos de um fio que achei diferente dos que eu tinha em casa, e como a minha mala era bem pequena, foi o que deu pra trazer mesmo.


O fio chama-se Pus e é um fio 70% Baby Alpaca, 17% acrílico e 13% poliamida , feito no Peru para a Du Store Alpakka, que é uma linha de fios dinamarquesa de fios pertencente à House of Yarn.


Apesar de ter um site próprio e vários produtos, entendi que a Du Store Alpakka só faz fios com Alpaca mesmo.


O novelo tem 50g, 100m e ele recomenda agulha 9mm de tricô, mas não recomenda nenhuma de crochê. No rótulo também constam as instruções de lavagem.



Escolhi esse fio porque ele é muito macio, ele é peludinho e é um fio mais grosso (não gosto de fios muito finos). Ele é trançado tipo corrente, ao invés de ser torcido.



Escolhi cinza pois é uma das minhas cores preferidas – e se deixar eu compro tudo cinza! Hahaha


Eu queria ter feito mais fotos – inclusive uma da loja como um todo – mas optei pelos vídeos pois dá pra ver melhor os produtos, e o marido já estava cansado e ainda tínhamos um dia inteiro de andanças pela cidade, então me dei por satisfeita. Hehehe


Mesmo assim, espero que tenha gostado e que sirva de referência para você.


Fiz uma faixa de cabelo em crochê tunisiano com ele, a mesma receita que está no curso Crochê Tunisiano Essencial. É uma delícia de usar no inverno londrino. 🙂




Se você gostou de ver essa loja em Oslo, eu também fui a Paris, a Berlim e à Escócia. Dá uma olhada!


Lembre-se: respira, não pira e crocheta!

Beijos,


115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page