top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Porta-copos Correnteza | Crochê Tunisiano



Você já deve ter visto o tutorial da cozy mug Correnteza, né? Inspirada por esse projeto e pelas minhas amigas do Chá com Novelos, eu criei esse porta-copos para combinar com a cozy mug (ou não hahaha). Você pode fazer com listras ou não e usar o fio que preferir. O nome Correnteza veio de como a trama se forma... realmente me remeteu a uma trama - uma corrente - que vai em um fluxo. Aí me lembrou o rio, o mar, tudo azul, tudo indo em um fluxo próprio.


Vamos então fazer um porta-copos Correnteza?


 


MATERIAIS


  • 2 cores de um fio de algodão. No meu eu usei fio de algodão 100% mercerizado com 16 WPI para agulhas entre 2 a 4mm (se você não sabe o que é WPI, leia esse post da Tricopedia);

  • Agulha 6mm de crochê tunisiano ou de crochê tradicional sem cabo emborrachado;

  • Agulha 5mm de crochê tradicional;

  • Agulha de tapeçaria

  • Agulha de costura;

  • Um botão;

  • Linha de costura na cor do fio predominante;

  • Tesoura


Observações:

Nessa peça não precisamos usar uma agulha especial de crochê tunisiano, pois colocamos poucos pontos na agulha. Então pode utilizar uma agulha de crochê tradicional com cabo liso.


Nós usaremos uma numeração pelo menos 2 vezes maior do que a indicada para o fio para fazer a parte em crochê tunisiano (aqui eu usei a agulha 6mm para um fio que pedia agulha de crochê de 4mm) e uma agulha menor para fazer a parte do acabamento em crochê tradicional (eu usei a 5 mm mas pode ser a 4.5mm também).


Pode usar o fio que desejar, mas recomendo usar fio de algodão para que o desenho da trama apareça com bastante nitidez. O fio de algodão também é recomendado pois cede pouco com o uso.


Esse é um projeto que você pode fazer liso, sem as listras, combinando com a Cozy Mug Correnteza, ou brincar com as cores e as listras do jeito que preferir.


O meu porta-copos ficou com as seguintes medidas (com a borda): 12 cm x 12 cm.


Para fazer esse trabalho, você precisa saber fazer correntinhas, pontos baixos e pontos baixíssimos. Se você não souber, dê uma olhadinha nesse post.


PASSO A PASSO


1.Faça 18 correntinhas ou um número suficiente para o tamanho que você deseja para o seu porta-copos. Lembrando que o ponto meia no tunisiano encolhe um pouco a trama, então a medida da peça vai ser menor do que a medida inicial das correntinhas;


2. Faça a carreira de fundação do crochê tunisiano (com 18 alcinhas sempre - ou o número que você fez de correntinhas iniciais). Se você não souber fazê-la, é só seguir o passo a passo desse tutorial:






3. Agora você irá fazer o Ponto Tunisiano Meia (PTM), que é o ponto do tunisiano que faz o mesmo desenho do ponto meia do tricô. Para fazer esse ponto, você irá passar a agulha por dentro da haste (ignora a primeira haste da borda), mas levando a agulha para a parte de trás do trabalho (atravessando a trama). A agulha vai aparecer lá atrás. Aí basta dar uma laçada e trazê-la para a frente. A laçada trazida ficará entre as hastes paralelas (sempre temos uma haste na frente e outra atrás);


Passe para o lado para ver todas as fotos


4. Ao final da carreira, conte se você tem o número certo de alças na agulha. Repare bem onde passar a agulha para fazer o último ponto, lembrando de deixar o "v" na lateral do trabalho. Em seguida, faça uma laçada e passe em uma alça, depois faça outra laçada e passe por duas alças e siga fazendo essa carreira de retorno normalmente (a mesma que fizemos ali na carreira de fundação);



Passe para o lado para ver todas as fotos




5. Faça mais uma carreira como a anterior (teremos 3 carreiras na COR 01), mas quando estiver quase terminando o retorno, quando tiver duas laçadas na agulha, prepare para fazer a troca de cor;


6. Para fazer a troca de cor, pegue a COR 02 e feche a carreira (finalize) com uma laçada da nova cor. Agora, preste atenção no verso da peça, para que o fio da COR 01 fique por cima do fio da COR 02 (olhe nas fotos) e faça uma carreira na COR 02. Quando estiver quase terminando a carreira de retorno, faltando 2 alcinhas na agulha, finalize a carreira com o fio da COR 01, que ficou atrás da peça só aguardando para ser usado novamente. Não precisa cortar nenhum fio pois iremos utilizar os dois ainda;



Passe para o lado para ver todas as fotos



7. Continue repetindo essa sequência de 3 carreiras na COR 01 e 1 carreira na COR 02 até que você tenha um quadrado. Eu fiz 5 carreiras na COR 02 e terminei antes de fazer a 6ª listra da COR 02, para ficar simétrico com o início da peça;


MUITO IMPORTANTE: não esqueça de passar o fio da COR 02 por cima do fio da COR 01 no verso da peça quando for tecer as carreiras da COR 01. Isso vai fazer com que o fio fique preso na trama da peça e vai permitir que ele seja "carregado" até você precisar fazer a carreira na COR 02. Veja na foto abaixo como o fio fica preso na trama:





8. Para fazer a finalização na última carreira, você vai fazer o ponto normalmente, mas ao invés de deixá-lo "acumular" na agulha, você vai passar a alcinha por dentro da alça que está na agulha (como se fosse um ponto baixíssimo). É o mesmo raciocínio do arremate do tricô. Tome cuidado para não apertar demais os pontos, senão a peça pode ficar enrugada. No final da carreira, faça uma correntinha, corte o fio (apenas o da COR 01) e puxe.


Passe para o lado para ver todas as fotos




9. Agora nós vamos fazer o acabamento em crochê tradicional. Troque a agulha para a menor e faça uma borda em toda a volta em ponto baixo. Comece por onde estiver o seu fio na COR 02, fazendo duas correntinhas e seguindo com um Ponto Baixo em cada ponto das bordas. Pegue sempre por baixo do "V" que tem na lateral, exceto em uma das laterais, que você vai pegar só em uma das alcinhas para não estragar o desenho da trama (veja as fotos). Faça dois pontos baixos nos cantos, para a borda ficar arredondada;


Passe para o lado para ver todas as fotos



10. Quando chegar ao final da volta toda, faça uma carreira inteira de pontos baixíssimos (nos pontos baixos que acabamos de fazer).


Passe para o lado para ver todas as fotos



11. Para fazer o acabamento dessa carreira, corte o fio e use a agulha de tapeçaria para fazer um ponto baixíssimo "falso", mantendo o desenho do ponto (para fechar a carreira completamente) e escondendo a sobra do fio na trama. Corte o excesso de fio. Esconda os outros fios que ficaram soltos no verso da trama.




12. Recomendo fazer a blocagem dessa peça, seguindo as instruções desse post. Recomendo que você faça a blocagem molhada mesmo, para que a peça fique firme no formato desejado. Caso você queria uma peça mais dura, é possível usar goma ou termolina leitosa (eu nunca usei, então não sei exatamente como fica, mas imagino que fique bom).




 

Você pode fazer um porta-copos liso também, combinando com a sua Cozy Mug Correnteza, brincando com as cores.



Ou fazer versões coloridas com as listras. Se quiser, pode também fazer a borda na COR 01 e deixar só as listras no centro na COR 02.




As possibilidades são infinitas!

E toda essa correnteza me lembrou a música do Tom Jobim que diz:


"A correnteza do rio vai levando aquela flor
E eu adormeci sorrindo
Sonhando com nosso amor"

Música Correnteza (The Stream), de Luiz Bonfá e Antônio Carlos Jobim (1976).

 

E se você gostou desse porta-copos, recomendo checar o blog da minha amiga Sofia, do @atelieitaca. Ela disponibilizou tutoriais lindos, todos relacionados à hora do chá!


Não deixe de compartilhar suas golas nas redes sociais, me marcando e usando as hastags #fizcomamandaourofino e #heyourofino.


Espero que tenha gostado! Fiz com muito carinho 😉


Lembre-se: respire, não pire e crochete!

Beijos,






OBSERVAÇÃO: Você pode vender seus porta-copos Correnteza produzidos a partir dessa receita. Recomendo o valor mínimo de venda de R$ 35,00 (o conjunto com 2). Ou ainda, fazer um conjunto da caneca e do porta-copos (ai que lindo!). Você pode ajustar o valor de acordo com o material usado, com o número de peças no conjunto e com o mercado. O preço foi calculado com base no tempo de produção, custo do fio e preço de mercado. Dessa forma, respeitamos o mercado e mantemos uma corrente de valorização do trabalho manual. Grandes empresas não estão autorizadas a vender esse produto finalizado, apenas micro/pequenos empreendedores e artesãos, que vendem produtos feitos à mão. Para saber o tempo que você leva nos seus projetos, precificar sem medo e fazer anotações, utilize o aplicativo Crochet Land, disponível para Android e para Iphone. Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda as pessoas a aumentarem o seu repertório e ainda apoia o meu trabalho! Obrigada! <3


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page