top of page
  • Foto do escritorAmanda Ourofino

Ecopads: não use mais algodão | Parte 3

Modelo Grão de Areia


Os ecopads, discos de algodão ou removedores de maquiagem de crochê vieram para ficar.


Com eles, você não precisa mais usar algodão, que não é reciclável.


São feitos com fio 100% de algodão não mercerizado, normalmente sem tingimento, e são reutilizáveis.


Podem ser lavados com sabão neutro, e eu pessoalmente os utilizo para tirar maquiagem, passar produtos no rosto e até para tirar esmalte das unhas.


Trago uma série de três posts, cada um com um modelo diferente de ecopad. Um mais fofo que o outro, ouso dizer. Vamos aprender o modelo Grão de Areia?


Grau de dificuldade: iniciante, com prática nos pontos básicos.

Tempo de execução: aprox. 30 min.


Ah! Se você é canhota(o) não se preocupe, basta seguir o passo a passo normalmente. Apenas tome cuidado para que os pontos não fiquem do lado avesso, ok?


 

MATERIAIS:


  1. Fio 100% algodão sem tingimento e não mercerizado. Eu usei o Barroco 6, da Círculo;

  2. Agulha no tamanho apropriado para o seu fio. Eu utilizei a tamanho 4.0 mm;

  3. Agulha de tapeçaria;

  4. Tesoura.



PASSO A PASSO


1.Esse ponto tem múltiplo de 2 (+1 para a carreira de base). Então faça 10 Correntinha + 1. Em seguida, faça 1 Ponto Alto na terceira correntinha de base (contando da agulha);


Caso você tenha dúvida nos pontos básicos, clique aqui para aprender;



2. Pule uma Correntinha da base e faça 1 Ponto Baixo (PB) + 1 Ponto Alto (PA) na mesma Correntinha. Siga repetindo isso (não esqueça de pular uma Correntinha de base) até que faltem 2 Correntinhas para terminar a carreira. Agora pule uma Correntinha e na última faça 1 Ponto Baixo + 1 Correntinha de subida. Vire o trabalho e faça 1 Ponto Alto no primeiro ponto;


3. Repita a sequência de 1 PA+1PB, fazendo os pontos sempre nos PONTOS BAIXOS da carreira anterior (pule os Pontos Altos). Ao final das carreiras, faça sempre um Ponto Baixo no último ponto e mais 1 Correntinha de subida. Tome cuidado na hora de fazer esse último Ponto Baixo da carreira, para não fazê-lo no lugar errado;


4. Faça o número de carreiras necessárias para que fique mais ou menos um quadrado (eu fiz 7 carreiras). Ao fazer o último Ponto Baixo da última carreira, não corte o fio. Vamos agora fazer a borda em Ponto Baixíssimo (assim como no modelo Balanço do Mar). Como essa trama é meio irregular, preste bastante atenção para não inserir os Pontos Baixíssimos no lugar errado. Também tome cuidado com a tensão dos pontos, para que não fique justo demais;



5. Agora é só esconder o fio que sobrou. Pegue a agulha de tapeçaria e passe o fio que sobrou fazendo a alcinha do próximo ponto (seguindo o desenho) e depois passe o fio no meio da trama das carreiras anteriores. Está pronto seu ecopad Grãos de Areia!



Você também pode incluir alcinhas para que os ecopads sejam pendurados no banheiro, se desejar. Basta fazer as alcinhas com cerca de 10 Correntinhas após fechar a última carreira, finalizando no mesmo ponto de início das Correntinhas e depois escondendo o fio como mostrado ali em cima.


ecopad maquiagem removedor reutilizável crochê

Gosto sempre de fazer no mínimo 3 ecopads – para vender ou para presentear. Também acho bacana incluir uma bolsinha para colocar os ecopads dentro. Pode ser de algodão cru ou de crochê mesmo. Ou ainda, de saquinho de papel kraft, com a sua marca carimbada – acho lindo!


Dica importante: para usar o seu ecopad, não aplique os produtos diretamente nele, mas sim no rosto ou nas mãos. Aqueles vidros com botão spray são ótimos para isso, e você encontra em farmácias ou lojas de cacarecos. Dessa forma você não desperdiça produto, pois os ecopads são muito absorventes.


Aqui você encontra o modelo Balanço do Mar e o modelo Primavera.


Caso você queira ainda outros modelos, indico o da Bruna Scopel, do blog Crochet Land, nesse link e também os modelos que a Débora Alves ensinou nesse vídeo.


E se você gostar desse tipo de tutorial, veja os tutoriais disponíveis aqui no blog e na minha loja on-line.


Não deixe de compartilhar seus ecopads nas redes sociais, me marcando e usando as hastags #fizcomamandaourofino e #heyourofino.


Espero que tenha gostado! Fiz com muito carinho 😉


Respeire, não pire e crochete!

Beijos,








OBSERVAÇÃO:

Você pode vender seus ecopads produzidos a partir dessa receita. Recomendo o valor mínimo de venda de R$ 20,00 (conjunto com 3 ecopads, sem bolsinha). Você pode ajustar o valor de acordo com o material usado, a quantidade de ecopads inclusos e se desejar incluir uma bolsinha para colocar os ecopads dentro. Ajuste o valor anualmente de acordo com o índice da inflação.


O preço foi calculado com base no tempo de produção, custo do fio e preço de mercado. Dessa forma, respeitamos o mercado e mantemos uma corrente de valorização do trabalho manual. Grandes empresas não estão autorizadas a vender esse produto finalizado, apenas micro/pequenos empreendedores e artesãos, que vendem produtos manuais.


Para saber o tempo que você leva nos seus projetos, precificar e fazer anotações, utilize o aplicativo Crochet Land, disponível para Android e para Iphone.


Não esqueça de compartilhar esse post, assim você ajuda as pessoas a aumentarem o seu repertório e ainda apoia o meu trabalho! Obrigada! <3

330 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page