• Amanda Ourofino

Minha estante de livros | Crochê


Eu gosto muito de ter livros físicos para consultar quando estou criando e desenvolvendo peças de crochê, tutoriais para o blog e cursos.


Por isso, quero indicar os livros de crochê da minha estante para quem quiser se aventurar no aperfeiçoamento da sua técnica, aprender algo novo ou simplesmente inspirar-se e ter novas ideias.


Todos os livros dessa lista estão em inglês porque não temos opções deles em português.

  • Crochê Moderno, da Molla Mills.

Esse foi o primeiro livro de crochê que eu adquiri. Foi com ele que dei as minhas primeiras laçadas e me apaixonei pela técnica. Com esse livro eu comecei a me aventurar na técnica do fio conduzido e a partir dele criei a minha primeira bolsa, que eu chamei de Bolsa Rede.

Confesso que não acho a tradução dele a melhor, mas dá para aprender muito.


  • 200 Crochet Stitches, da Sarah Hazell.

Meu primeiro livro só de pontos, ainda é um dos livros que eu mais uso para criar projetos. O meu tem muitos marcadores, pois o meu processo criativo para muito por olhar o ponto e imaginar o que pode ser feito a partir dele. Então eu coloco um "post-it" e escrevo que tipo de peça pensei para aquele ponto. Também acho um livro ótimo para treinar pontos e aperfeiçoar a técnica, mas confesso que nem sempre acho a explicação de como fazer o ponto a mais clara e objetiva do mundo.



  • Crochet Every Day Stitches Dictionary, da Dora Ohrenstein.

Meu livro de pontos preferido. Foi a Sofia, do Ateliê Ítaca, que me apresentou esse livro maravilhoso. O mais interessante desse livro é que ele tem toda a explicação de como fazer aumentos, diminuições e modelar a partir dos pontos. Eu já tenho várias ideias de peças para fazer a partir de pontos desse livro, ele está (também) cheio de post-it em suas páginas.



  • 350 + crochet: tips, techniques and trade secrets, da Jan Eaton.

É um livro bem interessante, que fala de muita coisa do mundo do crochê. Ele tem não só pontos, mas a explicação das técnicas todas, incluindo modelagem, emendas, como colocar zíperes e botões, e muito mais. Confesso que ainda não explorei esse livro como deveria, mas achei bem útil tê-lo na mão, principalmente quando estou criando peças.



  • Top Down Crochet Sweaters, da Dora Ohrenstein.

Achei esse livro bem didático e completo. Ele fala muito sobre modelagem, então é bem o que eu queria, pois a ideia é criar as minhas peças mesmo. Ele fala também sobre amostras, blocagem, como fazer os ajustes de tamanho, etc. Vale muito a pena ter se você gosta de criar peças de vestuário ou quer apenas entender melhor esse processo.



  • Simple Crocheting, da Erika Knight

Um dos livros de crochê que eu acho mais lindo na vida. Sabe quando a gente pensa "eu queria ter feito esse livro"? Pois é! Eu queria! A diagramação dele é maravilhosa e as fotos são incríveis. Ele me inspira muito. O conteúdo dele é bem básico, mas eu já tirei dicas valiosas dele. Ela tem mais livros dessa série, no post sobre os livros de tricô eu mostro para vocês.



  • Crocheteria, da Molla Mills.

Fiquei muito animada quando saiu esse livro novo da Molla Mills. Mas confesso que não fiz nenhum projeto dele (a minha edição é em inglês inclusive). Mas o trabalho da Molla é sempre incrível né? Então acho que para quem gosta do estilo e da técnica dela, vale super a pena.



  • Japanese Wonder Crochet

Minha última compra em termos de livro de crochê. Estou amando esse livro! Tem projetos de vários designers, mas o que eu achei mais interessante foi mesmo aprender os pontos e a técnica. Espero que já já eu consiga compartilhar meus aprendizados com esse livro!




Esse post vai sempre ser atualizado. Então volte aqui sempre para ver quais livros eu adicionei.


E se você tiver alguma dica de livro bacana, deixa nos comentários!

Não esquece: respira, não pira e crocheta! ;)

Beijos,









Eu participo do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

92 visualizações
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Nascida em Brasília - DF.

Atualmente, moro em Londres.