• Amanda Ourofino

Minha estante de livros | Crochê Tunisiano


Eu gosto muito de ter livros físicos para consultar quando estou criando e desenvolvendo peças de crochê tunisiano e cursos.


Por isso, quero indicar os livros de tunisiano da minha estante para quem quiser se aventurar no aperfeiçoamento da sua técnica, aprender algo novo ou simplesmente inspirar-se e ter novas ideias.


Todos os livros dessa lista estão em inglês porque não temos opções deles em português.

  • Tunisian Crochet Workshop, da Michelle Robinson.

Esse foi o primeiro livro de crochê tunisiano que eu adquiri. Foi com ele que dei as minhas primeiras laçadas e me apaixonei pela técnica. Eu aproveitei mais a parte dos pontos e da técnica mesmo, nunca fiz nenhuma peça do livro. Mas tem várias peças lindas com o passo a passo completo.

  • Tunisian Crochet Patterns Vol. 01 – Basic & Textured Stitches

Esse é o primeiro volume da série de livros de pontos de crochê tunisiano. Ele vem com uma explicação básica da técnica (bem básica mesmo) e em seguida mostra vários pontos básicos e algumas texturas. Eu gosto muito de livros de pontos, pois me dão inspiração para eu pensar nas peças que quero criar.



  • Tunisian Crochet Patterns Vol. 02 – Colored & Striped Stitches

Esse é o segundo volume da série de livros de pontos de crochê tunisiano. Ele traz texturas coloridas e listradas em vários formatos e pontos.



  • Tunisian Crochet Patterns Vol. 03 – Colorful Pattern Mix

Esse é o terceiro volume da série de livros de pontos de crochê tunisiano. Ele traz texturas coloridas também, mas diferentes das que têm no volume 02. Tem muita trama interessante e mais complexas de fazer também.



  • Exciting Crochet: a Course in Broomstick & Tunisian Crochet

Achei um exemplar desse livro em um sebo na cidade de Inverness, na Escócia. Apesar de não gostar muito do estilo das peças, conheci o Crochê Peruano lendo ele e aprendi sobre o estilo do artesanato dos anos 80 e 90, o que já é um conhecimento bem rico. Também gosto bastante do conteúdo que esse livro traz sobre modelagem de peças de vestuário.


  • Fair Isle Tunisian Crochet, da Brenda Bourg

Apesar de não ser um livro de capa dura e da parte interna não ser um papel couché mais grosso e brilhante, achei o livro bem interessante. Para mim, que crio peças, é um estudo bem bacana para aprimorar a técnica do crochê tunisiano. Nesse livro, os trabalhos lembram a técnica de Fair Isle do tricô, em termos de estampas, e um pouco também o trabalho de fio conduzido do crochê, já que temos os gráficos quadriculados dos desenhos de cada projeto. Ah, são 16 projetos, entre golas, faixas de cabelo, bolsas, luvas, suéteres e mantas.




Esse post vai sempre ser atualizado. Então volte aqui sempre para ver quais livros eu adicionei.


Quer que eu mostre algum dos livros lá nos stories do Instagram? É só pedir nos comentários! E se você tiver alguma dica de livro bacana, deixa nos comentários também.


Não esquece: respira, não pira e crocheta! ;)

Beijos,









Eu participo do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

153 visualizações
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

Nascida em Brasília - DF.

Atualmente, moro em Londres.